terça-feira, 25 de maio de 2010

RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO -

•O educador, na sua relação com o educando, estimula e ativa o interesse do aluno e orienta o seu esforço individual para aprender.
•O professor tem basicamente duas funções:
•Função incentivadora e energizante
•Função orientadora

A importância do diálogo A relação educador-educando não é uma relação unilateral, para haver um processo que propicie a construção coletiva do conhecimento é necessário que esta relação esteja baseada no diálogo.

A relação de construção de conhecimento o professor fala, mas também ouve, ou seja, dialoga com o aluno e permita que este aja e opere mentalmente sobre os objetos.

Autoridade x Autoritarismo A autoridade do professor é um fato é um fato, pois ela é inerente a sua própria função docente. A autoridade é um valor, pois que é garantia da liberdade. nada tem a ver com policialismo; tem sim a ver com a conquista de uma disciplina de vida que não se aprende em manuais e sim na própria escalada dos obstáculos naturais. A autoridade amiga que estimula, incentiva, orienta, reforça, mostra falhas. Diferentemente está o autoritarismo, que pensa tudo saber e nada mais querer aprender, quer tudo falar e nada ouvir.

A disciplina como uma construção, o conjunto de regra e princípios elaborados e discutidos, através do contato com a realidade e a interação com o outro.

Teóricos Jean Piaget, Vygotsky, Henri Wallon



Jean Piaget (1896 – 1980)

A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento.
Aspectos principais nesta teoria: 1. O processo de conhecer e 2. Os estádios/ etapas pelos quais nós passamos à medida que adquirimos essa habilidade.
O comportamento é controlado através de organizações mentais denominadas “esquemas”, que o indivíduo utiliza para representar o mundo e para designar as ações.
Desenvolvimento humano: série de mudanças ordenadas e previsíveis.
Interacionismo: Desenvolvimento -> relação do organismo e o meio.
Esta teoria valoriza igualmente o organismo e o meio Assimilação, Acomodação, Equilibração, Desenvolvimento.

APRENDIZAGEM

Piaget descreveu 2 processos utilizados pelo sujeito na sua tentativa de adaptação:
• assimilação e acomodação.
A perspectiva de Piaget é frequentemente comparada com a de Lev Vygotsky (1896-1934), que olhou mais para a interacção social como fonte primária da cognição e do comportamento.

CARACTERÍSTICAS DE CADA FASE:

• Estádio sensório-motor ( do nascimento aos 2/3 anos) – a criança desenvolve um conjunto de “esquemas de ação” sobre o objeto, que lhe permitem construir um conhecimento físico da realidade. Nesta etapa desenvolve o conceito de permanência do objeto, constrói esquemas sensório-motores e é capaz de fazer imitações, construindo representações mentais cada vez mais complexas
• Estádio pré-operatório (ou intuitivo) (dos 2/3 aos 6/7 anos) – a criança inicia a construção da relação causa e efeito, bem como das simbolizações. É a chamada idade dos porquês e do faz-de-conta.
•Estádio operatório-concreto (dos 6/7 aos 10/11 anos) – a criança começa a construir conceitos, através de estruturas lógicas, consolida a conservação de quantidade e constrói o conceito de número. Seu pensamento apesar de lógico, ainda está preso aos conceitos concretos, não fazendo ainda abstrações.
• Estádio operatório-formal (dos 10/11 aos 15/16 anos) – fase em que o adolescente constrói o pensamento abstrato, conceptual, conseguindo ter em conta as hipóteses possíveis, os diferentes pontos de vista e sendo capaz de pensar cientificamente.

VYGOTSKY (1896 – 1934)

“O processo de ensino-aprendizagem inclui sempre aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre essas pessoas.”
Para Vigotsky, as origens da vida consciente e do pensamento abstrato deveriam ser procuradas na interação do organismo com as condições de vida social, e nas formas histórico-sociais de vida da espécie humana e não, como muitos acreditavam, no mundo espiritual e sensorial do homem. Deste modo, deve-se procurar analisar o reflexo do mundo exterior no mundo interior dos indivíduos, a partir da interação destes sujeitos com a realidade.
A origem das mudanças que ocorrem no homem, ao longo do seu desenvolvimento, está, segundo seus princípios, na Sociedade, na Cultura e na sua História.

TEORIA QUE DESENVOLVEU: Teoria Histórica social.

Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento.
O processo de aprendizado se dá através da interação ou cooperação social. A transmissão dessas funções passa de um indivíduo para o outro por meio da interação social. Essa interação ocorre através da mediação entre um sujeito e outro, denomina-se zona de desenvolvimento proximal.
Vygotsky abordou o desenvolvimento cognitivo por um processo de orientação. Em vez de olhar para o final do processo de desenvolvimento, ele debruçou-se sobre o processo em si e analisou a participação do sujeito nas atividades sociais.
Ele acreditava que a aprendizagem na criança podia ocorrer através do jogo, da brincadeira, da instrução formal ou do trabalho entre um aprendiz e um aprendiz mais experiente. O processo básico pelo qual isto ocorre é a mediação
Aspectos básicos para o desenvolvimento dos processos cognitivos:
Mediação:
- Como sujeito do conhecimento o homem não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado, através de recortes do real, operados pelos sistemas simbólicos de que dispõe.
- Enfatiza a construção do conhecimento como uma interação mediada por várias relações,
- O conhecimento não está sendo visto como uma ação do sujeito sobre a realidade, Mas pela mediação feita por outros sujeitos = no construtivismo
- O outro social, pode apresentar-se por meio de objetos, da organização, do ambiente, do mundo cultural que rodeia o indivíduo.
Linguagem
- Sistema simbólico dos grupos humanos
- Representa um salto qualitativo na evolução da espécie.
-Fornece os conceitos, as formas de organização do real, a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento.
- É por meio dela que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas, portanto, sociedades e culturas diferentes produzem estruturas diferenciadas.
Cultura
- Fornece ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade, ou seja, o universo de significações que permite construir a interpretação do mundo real.
- Ela dá o local de negociações no qual seus membros estão em constante processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significações.
O processo de internalização
- A internalização envolve uma atividade externa que deve ser modificada para tornar-se uma atividade interna
- É interpessoal e se torna intrapessoal
-Fundamental para o desenvolvimento do funcionamento psicológico humano
Função mental
- processos de: pensamento, memória, percepção e atenção.
- o pensamento tem origem na motivação, interesse, necessidade, impulso, afeto e emoção.

APRENDIZAGEM?

Aprendizagem é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas.
Parte do desenvolvimento é definido pelo processo de maturação do organismo (pertencente a espécie humana), mas é o aprendizado que possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento que, não fosse o contato do indivíduo com certo ambiente cultural, não ocorreriam.
Vygotsky, ao longo do desenvolvimento cognitivo a formação de conceitos passa por três fases básicas: a primeira delas é o Sincretismo onde a criança não forma classes entre os diferentes atributos dos objetos; ela apenas os agrupa de forma desorganizada formando amontoados.
Pensamento por Complexos onde o agrupamento não é formado por um pensamento lógico abstrato e sim por ligações concretas entre seus componentes que podem ser os mais diferentes possíveis.
Assim a criança nesse estágio é capaz de agrupar os animais em um grupo e as plantas em outro. Esse estágio é denominado de Pseudoconceito.
No entanto, o processo mental pelo qual são obtidos não é o mesmo que ocorre no pensamento conceitual.

HENRI WALLON (1879 – 1962)

“A afetividade refere-se à capacidade, à disposição do ser humano de ser afetado pelo mundo externo/interno por sensações ligadas a tonalidades agradáveis e desagradáveis.”

TEORIA QUE DESENVOLVEU:

A gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente social, ou seja, “o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar” (Dantas, 1992). Nesse sentido, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Wallon é centrada na psicogênese da pessoa completa.
A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. E a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência.
Estes processos comunicativos-expressivos acontecem em trocas sociais como a imitação. Imitando, a criança desdobra, lentamente, a nova capacidade que está a construir formando sua subjetividade. Pela imitação, a criança expressa seus desejos de participar e se diferenciar dos outros constituindo-se em sujeito próprio.
A passagem dos estágios de desenvolvimento se dá linearmente, pela reformulação, instalando-se no momento da passagem de uma etapa a outra. A teoria de Wallon considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que está imersa, com os seus aspectos afetivo, cognitivo e motor também integrados.
Psicogenética, essencialmente sociocultural e relativista, com forte lastro orgânico, a teoria de Wallon considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que está imersa, com os seus aspectos afetivo, cognitivo e motor também integrados.
A Teoria das Emoções é de grande importância na obra de Wallon. Segundo o autor, a emoção é a exteriorização da afetividade, um fato fisiológico nos seus componentes humorais e motores e, ao mesmo tempo, um comportamento social na sua função de adaptação do ser humano ao seu meio.
Dois importantes conceitos na obra de Wallon são emoção e afetividade.
Emoções, para Wallon, são fenômenos psico-fisiológicos oriundos do sistema nervoso central caracterizados pela reação postural de exteriorização da afetividade.
A afetividade, por sua vez, seria o conjunto de processos psíquicos exteriorizados através das emoções.

APRENDIZAGEM?

Processo de aprendizagem é dialético. Wallon propõe o estudo da pessoa completa, tanto em relação a seu caráter cognitivo quanto ao caráter afetivo e motor. Para Wallon, a cognição é importante, mas não mais importante que a afetividade ou a motricidade.

CARACTERÍSTICAS DE CADA FASE:

Galvão (1995) utiliza a seguinte terminologia acerca das etapas do Desenvolvimento Humano segundo Wallon:
Impulsivo-emocional, que ocorre no primeiro ano de vida. A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas, às quais intermedeiam sua relação com o mundo físico;
Sensório-motor e projetivo, que vai até os três anos. A aquisição da marcha e da apreensão, dão à criança maior autonomia na manipulação de objetos e na exploração dos espaços.
Também, nesse estágio, ocorre o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem. O termo projetivo refere-se ao fato da ação do pensamento precisar dos gestos para se exteriorizar. O ato mental “projeta-se” em atos motores. Como diz Dantas (1992), para Wallon, o ato mental se desenvolve a partir do ato motor;
Personalismo ocorre dos três aos seis anos. Nesse estágio desenvolve-se a construção da consciência de si mediante as interações sociais, reorientando o interesse das crianças pelas pessoas;
Categorial. Os progressos intelectuais dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior;
Predominância funcional. Ocorre nova definição dos contornos da personalidade, desestruturados devido às modificações corporais resultantes da ação hormonal. Questões pessoais, morais e existenciais são trazidas à tona.

Fonte Sites pesquisados:
http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao…
Autor: adelue@superig.com.br - Categoria(s): Sem categoria

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Meu Anjo - O silencio




Aprende com o silêncio a ouvir os sons
interiores da sua alma,
a calar-se nas discussões e assim
evitar tragédias e desafetos,
aprende com o silêncio a respeitar a
opinião dos outros,
por mais contrária que seja da sua,
aprende com o silêncio a aceitar alguns
fatos que você provocou,
a ser humilde deixando o orgulho gritar lá fora.

Aprende com o silêncio a reparar nas coisas mais simples,
valorizar o que é belo,
ouvir o que faz algum sentido,
evitar reclamações vazias e sem sentido,
aprende com o silêncio que a solidão
não é o pior castigo,
existem companhias bem piores....

Aprende com o silêncio que a vida é boa,
que nós só precisamos olhar para o lado certo,
ouvir a música certa, ler o livro certo,
que pode ser qualquer livro,
desde que você o leia até o fim.

Aprende com o silêncio que tudo tem um ciclo,
como as marés que insistem em ir e voltar,
os pássaros que migram e voltam ao mesmo lugar, como a Terra que faz a volta completa sobre o seu próprio eixo, complete a sua tarefa.

Aprende com o silêncio a respeitar a sua vida,
valorizar o seu dia,
enxergar em você as qualidades que possui,
equilibrar os defeitos que você tem e sabe
que precisa corrigir e enxergar aqueles que
você ainda não descobriu .


Aprende com o silêncio a relaxar,
mesmo no pior trânsito, na maior das cobranças,
na briga mais acalorada,
na discussão entre familiares,
aprende com o silêncio a respeitar o seu "eu",
a valorizar o ser humano que você é,
a respeitar o Templo que é o seu corpo,
e o santuário que é a sua vida.


Aprende hoje com o silêncio, que gritar
não traz respeito,
que ouvir ainda é melhor que muito falar,
e em respeito a você, eu me calo, me silencio,
para que você possa ouvir o seu interior
que quer lhe falar,
desejar-lhe um dia vitorioso e confirmar
que você é especial.

GeleiraMensagem do Meu Anjo - O silêncio
Por Paulo Roberto Gaefke em 07 de Junho de 2007.