quarta-feira, 3 de março de 2010

AS COMPETÊNCIAS NA PRATICA DOCENTE: PERRENOUD



Perrenoud (2000) criou as dez competências para ensinar que tem com objetivo fazer o professor reflita sobre o seu papel e melhorando seus saberes docentes, formando um profissional consciente, capaz de envolver em sua profissão, incentivando o aluno aprender. Ampliando nos seus conhecimentos bases para utilizar bons recursos, valorizando o trabalho em equipe. E que a escola eficiente é aquela que organiza e dirige situações de aprendizagens para seus alunos que depende de tempo disponível, criando novas situações, ampliando didaticamente com métodos de pesquisas, de identificação e resolução de problemas. Englobando e mobilizando outras competências que contribui para uma aprendizagem significativa. Ele ainda ressalta que envolvimento dos alunos nas atividades de pesquisa e formulação de projetos de conhecimento é fundamental no processo de formação, incentivando a busca e construção do seu próprio conhecimento. O papel do aluno é pesquisar sobre o assunto pedido, elaborar os conteúdos que serão apresentados e preparar a construção dos temas. A função do professor é de relacionar o, assegurar e da confiança a seus alunos para o bom desenvolvimento do trabalho.
Para Perrenoud (2000) cabe ao professor conhecer os conteúdos a ser ensinado, relacionar os conteúdos aos objetivos que se deseja alcançar, transformando e desenvolvendo a aprendizagem partindo destas representações, valorizando o conhecimento prévio que os alunos já trazem, explorando no sistema cognitivo, estabelecendo equilíbrio, incorporando elementos existentes relacionados aos novos. Pois cada professor espera que seus alunos estejam por igual envolvido no processo de aprendizagem, e manifeste seu desejo em aprender. Só que sua relação do saber em cada aluno é diferente, uns aprendem com mais facilidade e outros não o têm. O processo de aprendizagem pode ser estimulado através do lúdico, onde a forma de aprender terá uma significação e o prazer de ensinar dará ao aluno e ao professor a satisfação de ter vencido obstáculos, desenvolvendo na criança a capacidade de auto-avaliação.
Portanto, Perrenoud (2000) considera o plano de aula, um instrumento em que o professor utiliza para orientar dando confiança para refletir e decidir e melhorar, sobre os métodos, os recursos que ela será repassada para o aluno. Pois plano tem como função subsídios o professor e dá segurança para trilha os caminhos dos seus objetivos. Cabendo ao professor contextualizar formando um elo com os recursos, contribuindo para um processo sólido para a aprendizagem. Devendo trabalhar uma metodologia de acordo com o perfil do aluno, respeitando a capacidade de cada exercício de suas responsabilidades, dando apoio que cada um se desenvolve no limite de suas capacidades.
Desta forma, o professor passa a ter responsabilidade na transformação do conhecimento, aprendizagem e na realidade de seus alunos, desenvolvido nas competências. Atuando e refletindo de uma forma dinamizadora, criativa e inovadora, onde coloca na sociedade um a individuo critico ativo e participativo.

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