sexta-feira, 4 de junho de 2010

MEIO AMBIENTE E A RECICLAGEM


O projeto abordará o tema Meio Ambiente e a reciclagem, estimulando e conscientizando aos alunos sobre a preservação ambiental, a valorização dos recursos naturais, e a importância da reciclagem.

OBJETIVOS
•Entender a natureza, a ação do homem sobre ela e as conseqüências dessa interferência em nosso dia-a-dia;
•Identificar alguns materiais da natureza utilizados pelo homem, bem como dos objetos por ele produzidos.

INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas presenciou-se a divulgação de debates nos meios de comunicação, alertando a população, em relação ao respeito pelo meio ambiente e sobre reciclagem.
A consciência ambiental deve ser incentivada principalmente desde o inicio da aprendizagem. Assim o lixo pode ajudar os professores a desenvolver atividades educativas e culturais. Aprendendo a trabalhar corretamente com materiais que podem ser reultilizados. Nossa sociedade pode reduzir e muito a poluição em nossa biosfera, ampliando a reciclagem de produtos como Pet, caixas, latas, etc.
O papel da escola é provocar a revisão dos conhecimentos, valorizando-os e buscando enriquecê-los com informações científicas.
Como conteúdo escolar, a temática ambiental permite apontar para as relações recíprocas entre sociedade e ambiente, marcadas pelas necessidades humanas, seus conhecimentos e valores.
O essencial é desenvolver atividades que colaborem na formação do pensamento científico. Ou seja, aproveitar as informações que os alunos já dispõem para produzir a sistematização e a linguagem apropriada. No processo, é indispensável manipular hipóteses e explicações para os fenômenos, o que é sempre mais divertido.
O rádio, a TV e a imprensa, por outro lado, constituem a grande fonte de informações que a maioria das crianças e das famílias possuem sobre o meio ambiente. Sendo importante que o professor trabalhe com seus alunos de uma forma criativa, desenvolvendo uma postura crítica diante da realidade, de informações e valores veiculados pela mídia e daqueles trazidos de casa.

MEIO AMBIENTE

O agravamento das condições ambientais, nos países desenvolvidos, devido ao crescimento industrial, e em todo o mundo, devido à urbanização sem precedentes, fez com que o combate à poluição e a preocupação com a ecologia fossem encaradas como imprescindíveis à vida humana. Meio Ambiente é tudo aquilo que nos rodeia e que influi na nossa existência.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Educação Ambiental são os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do Meio Ambiente, bens de uso comum do povo, essenciais à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade
A Educação Ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõem atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
O professor tem um papel vital na educação ecológica, pois é geralmente na escola, que as crianças entram em contato pela primeira vez com a função individual que temos em preservar e manter o nosso planeta.
A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor. E a Educação é essencial para que o ser humano viva em harmonia com o seu próximo e para com o mundo. E a Educação Ambiental nada mais é do que a educação básica mais direcionada ao ambiente, à natureza.

RECICLAGEM

Reciclar é coletar e modificar um material que possa ser transformado em novos produtos. A reciclagem tem como objetivos a consciência ecológica, a estimulação da cultura da reciclagem e a possibilidade de promover o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, por meio de ações direcionadas.
Muitos materiais podem ser reciclados, como o papel, o vidro, o plástico e os metais. Uma das grandes vantagens da reciclagem é a minimização da utilização de recursos naturais, que são muitas vezes não-renováveis. Outra vantagem é a diminuição da quantidade do lixo. Reciclar é sempre vantajoso e este projeto mostrará isso aos alunos.
No Brasil os recipientes para receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão:
•Azul: papel/papelão
•Vermelho: plástico
•Verde: vidro
•Amarelo: metal
•Preto:madeira
•Laranja: resíduos perigosos
•Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
•Roxo: resíduos radioativos
•Marrom: resíduos orgânicos
•Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo passível de separação.

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Hoje em dia a reciclagem é assunto discutido por pessoas de todas as idades. Muitas crianças já têm consciência de que o lixo pode ser renovado ou transformado em algo útil. Em casa ou na escola elas aprendem a dar valor em materiais que aparentemente não serviriam para nada e transformam o trabalho com sucata em uma oportunidade para construírem conhecimento, desenvolver a criatividade e a coordenação motora.

RECICLAGEM E ECONOMIA

A adoção de medidas recicláveis gera não apenas vantagens para a economia, mas grandes ganhos na qualidade ambiental que têm reflexos na população das cidades. Onde com a reciclagem de certos materiais consegue-se:
•Reduzir o consumo de energia e água;
•Reduzir os custos de produção devido ao reaproveitamento de recicláveis pelas indústrias de transformação;
•Gerar recursos que podem ser empregados na área social;
•Mudar o comportamento em relação ao desperdício;
•Fortalecer uma nova mentalidade ambiental;

Portanto, o uso de materiais recicláveis na construção de jogos e brinquedos permite a criança e ao jovem desenvolver sua criatividade, a imaginação e o senso estético, alem de resgatar a importância do próprio e de trabalhar a preservação do meio ambiente através do reaproveitamento do lixo.

MÁRCIA REGINA - PROJETO DE PESQUISA FACULDADE

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